quarta-feira, 28 de março de 2012

Aranhas



Existem hoje mais de 32.000 espécies de aranhas identificadas!
Algumas aranhas podem ser identificadas pela espessura, forma e desenho de sua teia: ampulheta, círculos, esferas, cruz, etc. Geralmente começam tecendo uma estrutura que servirá de armadilha, depois tecendo fios radianos ao redor do ponto central como os raios de uma roda.
Essa estrutura é feita de seda se que não gruda, a aranha anda sobre ela enquanto tece fios pegajosos em forma de espiral que irão servir como armadilha. Algumas espécies constroem a cada noite uma nova teia, algumas produzem teias que podem chegar a 2,5 metros.
Os aracnídeos são comumente encontrados em forros, cantos de rodapés, janelas, em locais onde há a passagem de insetos, os quais são fontes de alimento para a aranha. Geralmente as aranhas maiores costumam usar o solo como abrigo.
As fêmeas podem colocar de 1 a 2.000 ovos os quais são escondidos em uma bolsa feita de seda até chocarem.

a) manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas;
b) evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas. Manter a grama aparada; limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto das casas;
c) sacudir roupas e sapatos antes de usá-los pois as aranhas podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo; combater a proliferação de insetos, para evitar o aparecimento das aranhas que deles se alimentam; verificar a presença de aranhas em hortifrutigranjeiros
d) vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de aranhas pela residência.
e) Em local muito arborizado, fechar portas e janelas da residência ao entardecer.
f) Manter fechados armários e gavetas que se constituem em excelente local de abrigo.
g) Observar a presença de aranhas em objetos e móveis que tenham sido guardados por períodos prolongados em ambientes escuros.
Você sabia
• No Brasil temos por ano, cerca de 20 mil acidentes com cobras, 10 mil com escorpiões , 8 mil com aranhas e cerca de 2 mil com os demais animais peçonhentos.
As seqüelas estão diretamente ligadas ao tempo levado até o início do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário